Ar@quém News - terça-feira, 31 de julho de 2012

Estudantes brasileiros participam de Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Enquanto muitos atletas estão Londres para disputar as Olimpíadas, há outros aqui no Brasil que ainda estão em fase de preparação. Os estudantes selecionados para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês) e para a Latino-Americana (OLAA) participaram, durante uma semana, de treinamento intensivo com astrônomos, ex-participantes das olimpíadas e acadêmicos na cidade mineira de Passa Quatro.

O programa foi dividido em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno com instrumento e de maneira panorâmica a olho nu. Os jovens aprenderam a montar e usar um telescópio newtoniano, fizeram simulados de provas anteriores e tiveram aulas de ciências espaciais, como astronomia de posição e análise de dados.

Para a coordenadora da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), Pâmela Marjorie Coelho, o mais importante é que os alunos se ajudassem para conseguir realizar as atividades propostas.

"Isso será fundamental no dia da avaliação. Os mais ágeis auxiliam os com mais dificuldades”, explica a coordenadora, que também é membro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O lançamento de foguetes é uma das provas da OLAA com bastante peso na pontuação. Exige muita concentração, habilidade e disponibilidade para o trabalho em equipe. Os participantes são avaliados em grupo e individualmente.

A programação contou com aulas coordenadas pelos professores Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Luciana Antunes Rios, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Julio Klafke, da Universidade Paulista (UNIP); Pâmela Marjorie Coelho, coordenadora da Mobfog; e pelos estudantes universitários Rafael Tafarello (USP) e Júlio César Campagnolo (Observatório Nacional).

Segundo João Canalle, coordenador nacional da OBA, a iniciativa motiva os estudantes a despertar o interesse pela astronomia.

“Nossa área é muito carente de profissionais especializados e dispomos de pouquíssimos professores formados. As olimpíadas científicas surgem com o objetivo de atrair não só os jovens, mas também os futuros mestres em astrofísica”.

A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA 2012) acontecerá na cidade de Vassouras (RJ), entre os dias 4 e 14 de agosto. O Brasil levará duas equipes, já que será a sede da competição. O país será representado pelos alunos Breno Leví Corrêa (MG), Fabio Kenji Arai (SP), Gabriela Fernandes Martins (SP), Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho (SP), Juliane Trianon Fraga (SP), Karoline Carvalho Burgüer (SP), Matheus Saraiva Valente Rosado (CE), Murilo Freitas Yonashiro Coelho (SP), Onias Castelo Branco Silveira (CE) e Pedro Rangel Caetano (SP).

Já a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA 2012) será na cidade de Barranquilla, na Colômbia, entre 9 e 15 de setembro. O grupo será formado pelos estudantes Amanda Seraphim Pedarnig (SP), Larissa Fernandes de Aquino (PE), Luis Fernando Machado Poletti Valle (SP), Victor Venturi (SP) e Weslley de Vasconcelos Rodrigues da Silva (PI).

Fonte: Extra Globo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário